terça-feira, 29 de setembro de 2015

5 Datas e festas que gosto

Participação na BC_ da Sissi_ 5* com inicio em toda segunda-feira com 5 coisas. Participe e veja quem está por lá clique aqui: BC_Sissi_5*coisas 
5 Datas e festas que gosto...

Vamos lá.

1-           Reveillon
Uma festa para dar boas vindas ao Novo e desejar a todos novas esperanças. Momento de reflexão do passado e o presente que se inicia.
2-          Carnaval
Gosto pela alegria generalizada pelo país e as folgas deste feriado para aproveitar as praias mais distantes e mais vazias. Ver desfile de escolas de samba sempre torcendo pela Estação Primeira de Mangueira. Mesmo sendo um mineiro eu tenho um carinho especial por esta escola e as pessoas que fizeram dela a Estação Primeira.


3-          Semana santa
Desde criança fui educada no catolicismo onde crianças participavam de todas as atividades e assim carrego comigo estas lembranças da Semana santa nas Minas Gerais. Gosto de ver as encenações teatrais. Bem como a tradição da alimentação na Sexta feira Santa com a família reunida numa mesa, com orações de agradecendo ao pão da alma e do corpo.


4-         Dia das mães
Apesar de toda carga capitalista consumista, sinto neste dia certo ar de carinho e atenção com estes seres de luz. Uma data muito bonita que hoje vivo com uma saudade dolorida. Mas supero em nome das outras mães, que fazem parte de minha vida, familiares e amigos.

5-          Natal.
Uma data massacrada pelo capitalismo com seu consumismo, mas que me toca em saudosismo da alegria daquela criança vivida numa feliz idade de coisas simples, mas cheias de emoções, sem muitos presentes, mas com uma alegria imensa viver esta data. E hoje poder ajudar a fazer a alegria de crianças pobres que sonham com um presente ou mesmo idosos em casas de retiro. Uma data em que as pessoas são mais solidárias para este tipo de sentimento, que geralmente finda com a Pascoa. Mas é sempre uma maneira de fechar o ano sendo e fazendo pessoas felizes.



Toninho.

Setembro/2015
**************************************************
Que a semana esteja a fluir belamente.

10 comentários:

  1. Olá, amigo Toninho
    Carnaval só mesmo pra retiro ou pra praias mais vazias como vc mencionou, rs... Por aqui, a onda de violência é tremenda e não gosto nada...
    O demais, todas as datas por vc escolhidas são maravilhosas...
    O que conta mesmo é como as festejamos... não seguindo a maré do consumo e mercantilismo...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  2. Bem legal as datas escolhidas e explicações! Adorei teu comentário lá.Pobre D.Stael,rs...abração,chica

    ResponderExcluir
  3. Como diz a Rosélia, o importante é como e com quem festejamos as datas que nos marcam :)))
    muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Toninho, enquanto você estava vendo minha lista dos 3, eu estou aqui na tua dos 5!
    Mangueira, estação primeira, temos em comum!
    Acho muito bom quando a gente consegue enxergar para bem além do capitalismo, materialismo das datas e vai no mais importante: a manifestação do amor e do afeto!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo, escolheu datas realmente especiais. Nós nos esquecemos do fator consumismo e nos permitimos voltar apenas para o lado sentimental. Já gostei muito do carnaval, mas não o vejo, hoje, da mesma forma. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá Toninho,
    Muito legal a sua escolha.
    Acabei lembrando das Páscoas em família, na igreja, e nas datas especiais da minha infância, com toda aquela preparação...ai ai.
    Bem, amo os dias de descanso que o carnaval proporciona, apenas isso. Porque praia por aqui é muito difícil, é muita gente, é som alto, uma total falta de respeito com o próximo.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá Toninho,

    São cinco datas e festas importantes e marcantes na vida de todos nós.
    Adoro o reveillon. Para mim, esta festa sempre foi e é a mais atraente. Também fui foliona e, embora hoje já não participe mais das folias carnavalescas, aprecio muito o carnaval, pois é uma festa da alegria, quando o povo se exorcisa dos problemas do cotidiano. Gostava muito da Semana Santa quando morava no interior. Acompanhava todas as celebrações, pois vim de berço católico, e sempre me emocionava na procissão do encontro. Hoje, contudo, apenas aproveito o feriadão, respeitando as tradições das cinzas e da sexta-feira da paixão. Quanto ao Dia das mães, atualmente é um dia de saudade dobrada para mim e, se pudesse, pularia este dia. Contudo, em homenagem às mães da família procuramos nos reunir no dia, sem deixar que a emoção da saudade interfira no ambiente amoroso da data. Por fim, o Natal também perdeu um pouco do seu brilho após a partida da minha mãe, mas a data tem seu sentido religioso e poder celebrá-lo com a família é uma benção. Além do mais, as crianças da família, com o seu entusiasmo e ansiedade pela chegada do papai-noel, acabam emprestando alegria à festa, apesar dos pesares. E, como você bem assinalou, é também uma festa que desperta o que há de melhor em todos nós, principalmente em termos de fraternidade e solidariedade.

    Muito linda a sua participação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Toninho.
    Estas 5 festas, são momentos especiais de estarmos mais descontraídos e recordo como era gostoso comemorá-las pelo significado que expressavam. Hoje, tudo é comercio, mas memo assim comemoramos com alegria.
    Gostei de sua descrição das mesmas.
    Gostei de seu blog e estou seguindo.

    http://divasdapoesianaturalmente.blogspot.com.br/

    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, Toninho.
    Gosto das datas que você escolheu, concordo que são mesmo "massacradas" pelo capitalismo e isso é ruim demais!
    Acrescento que o amor não deve durar apenas no Natal e lamento a hipocrisia de muitas pessoas nestas datas, não gosto disso.
    Quando as festas sagradas acabam voltam a não falar com o próximo, a odiar.
    Portanto,é melhor nem desejar um "FELIZ NATAL", falso.
    Eu prefiro assim!
    Se não houver perdão, e este é difícil em muitos casos de dar ou receber, melhor é que fiquemos neutros com nossos desafetos.
    Deus a tudo vê, a quem queremos ludibriar?
    Saudades eternas da minha mãe, sempre terei.
    Para mim, ela está comigo todos os dias!
    Parabéns, meu querido.
    Linda semana..

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Toninho, esta BC bem interessante!
    Escolheu muito bem as suas datas preferidas com ilustrações a condizer.
    Estou com menos tempo disponível e só por esse facto não partiparei.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderExcluir

Grato pela leitura e comentário isto me incentiva.
Alguma dificuldade aqui favor deixar comentários.
Meu outro blog http://mineirinho-passaredo.blogspot.com.br/

Toninho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...